Salvador Sobral no primeiro dia North Music Festival

Salvador Sobral junta-se ao elenco de luxo do primeiro grande festival de Verão – o North Music Festival (NMF). O intérprete de ‘Amar pelo Dois’, canção vencedora da Eurovisão, sobe ao palco do estádio D. Afonso Henriques dia 2 de junho, o primeiro de duas jornadas da melhor música em Guimarães. O cartaz inclui nomes como Pedro Abrunhosa & Comité Caviar com Maceo Parker e NBC, Amor Electro, Jorge Palma e Sérgio Godinho, HMB, Erick Morrillo e Skunk Anansie. São mais de 20 bandas no NMF, que quer “ser o Rock in Rio do norte”, como afirma o produtor, Jorge Veloso.

Salvador Sobral é a mais recente confirmação no cartaz do North Music Festival (NMF), que arranca já dia 2 de junho, em Guimarães. O vencedor da Eurovisão sobe ao palco no primeiro dia do festival e promete revisitar ‘Amar pelos Dois’, canção que lhe valeu o título inédito, e muitos mais temas que revelam o seu talento e voz ímpares.

North Music Festival: o nome denuncia a localização e a ambição do produtor também. “Queremos ser o Rock in Rio do norte do país, o festival de referência no norte!”, garante Jorge Veloso, que se lança nesta aventura de estreia do North Music Festival (NMF) com um alinhamento de mais de 20 artistas e bandas. Porque quer “um festival diferente, inovador mas que seja transversal, para toda a gente”. Nos dias 2 e 3 de junho, o Estádio D. Afonso Henriques ‘veste-se’ de música para todos os gostos com nomes como Pedro Abrunhosa, Amor Electro, Skunk Anansie, Natiruts, Erick Morillo ou Jorge Palma e Sérgio Godinho. Há rock, reggae, pop, jazz, hip hop, house…

Por todo o país, afinal, “sente-se uma imensa necessidade de música”, afirma Pedro Abrunhosa. Maceo Parker, que foi saxofonista de James Brown e tocou com outros grandes como Prince ou a Dave Matthews Band, e o rapper português NBC também vão subir ao palco com Abrunhosa & os Comité Caviar. “Este festival vem confirmar que há mercado e apetência dos públicos do norte para encher recintos”, reforça o músico portuense que está a ultimar o oitavo álbum da sua carreira e poderá também aqui testar algum dos temas novos.

A partilhar o palco no estádio vimaranense estará também uma dupla bem conhecida. Jorge Palma e Sérgio Godinho cantam ‘Juntos’ desde 2015 mas já se conhecem há 40 anos. “Somos amigos de casa e de palcos”, confirma Sérgio Godinho. E nunca se zangaram, garantem. “Apesar dos nossos diferentes fusos horários temos encontrado sempre momentos para estar juntos e trabalhar”, completa Jorge Palma.

Do outro lado do oceano, “num intercâmbio cultural benéfico para todos”, vêm os Natiruts, “música nascida na Jamaica feita por brasileiros”, como salienta o vocalista Alexandre Carlo. Com uma forte componente política, a banda reggae-pop tem muitos seguidores deste lado do Atlântico, tal como acontece com o DJ norte-americano Erick Morillo, que arrasta multidões. Mas há muitos mais cabeça-de-cartaz (ver dossier imprensa).

Bem diferente dos demais, no North Music Festival, é o recinto – um estádio que, garante a organização, “vai ter todas as comodidades e condições de segurança, higiene, para além de uma grande oferta de restauração e muitas novidades”. Entre elas, estão um espaço chill out e uma área de cinema, pensados para “relaxar, ouvir outras batidas e ver documentários e filmes sobre bandas e artistas”. Porque afinal os festivais, mais do que um enorme espetáculo de música ao vivo e um centro de convívio de gerações, são também “um new way of life” (uma nova forma de vida, em tradução à letra), como garante Pedro Abrunhosa. Daí o a promessa: “O NMF é um festival onde cabe toda a gente. Vai ser uma grande festa”.

Comments are closed.