“O Meu Papa” relata o dia a dia de Francisco e chega a Portugal este mês

Falta mais de um mês para o Papa Francisco chegar a Fátima, mas está já a chegar às bancas portuguesas uma revista inteiramente dedicada a ele. Semanário autorizado pelo Vaticano, com acesso direto a fontes da Santa Sé, “O Meu Papa” regista, semana após semana, as intervenções, viagens e celebrações de Francisco. “O principal objetivo editorial é tornar mais fácil aos portugueses o acesso direto às mensagens e aos gestos do Papa Francisco”, afirma a diretora da revista, Clara Raimundo.

A revista “O Meu Papa” – que descreve a vida do Papa Francisco durante a semana anterior – vai ser colocada à venda em Portugal a 31 de março, sexta-feira. Publicação semanal de grande tiragem originária de Itália, abre com a secção “Sete dias com o Papa Francisco”, cerca de 30 páginas onde se relata e ilustra com detalhe, e de forma sistematizada, a atividade do Santo Padre na semana anterior.

“O principal objetivo editorial da revista é tornar mais fácil aos portugueses o acesso direto às mensagens e aos gestos do Papa Francisco. Queremos tornar o seu olhar sobre o mundo ainda mais próximo, mais conhecido de todas as pessoas”, afirma Clara Raimundo, diretora da publicação. Jornalista, especializada em jornalismo religioso pela Universidade Católica Portuguesa, Clara Raimundo acredita que existe em Portugal um grande interesse em conhecer melhor este Papa. “Sobretudo agora que se aproxima a peregrinação do Papa Francisco a Fátima, sentimos que existe uma grande curiosidade em saber o que ele pensa, o que ele faz e o que ele diz”.

“O Meu Papa” é uma publicação autorizada pelo Vaticano que recolhe nas fontes oficiais da Santa Sé – como o L’Osservatore Romano ou os fotógrafos que acompanham permanentemente Francisco – uma parte importante da sua informação. A restante é recolhida no acompanhamento a par e passo que os repórteres do grupo editorial Mondadori fazem dos movimentos de Francisco, dentro e fora do Vaticano. Em Portugal, essa informação vai ser completada por uma equipa de quatro pessoas que irá acompanhar ao segundo a sua passagem por Fátima.

“É a primeira revista semanal do mundo dedicada a um Papa”, afirma o padre Edgar Clara, um dos responsáveis em 2010 por fazer a ligação entre a organização da visita do Papa Bento XVI a Portugal e a comunicação social. “É uma revista que torna mais nítidas, mais claras, a presença e a mensagem deste Papa, principalmente a sua preocupação social. Como regista o que o Papa Francisco faz e diz, o conjunto ganha sentido e dá-nos a dimensão real deste Pontífice: não é por acaso que o Papa recebe todos os números da revista, lê-os e guarda-os”, afirma. O padre Edgar Clara será um dos consultores editoriais da versão portuguesa de “O Meu Papa”.

Para além da secção com a atividade do Papa Francisco na semana anterior, “O Meu Papa” terá uma secção dedicada exclusivamente a Fátima, onde a cobertura da sua visita será especialmente observada. E, durante as 15 primeiras edições, trará uma biografia do Papa Francisco em capítulos. Incluirá também uma secção dedicada ao Twitter e ao Instagram do Papa com os posts e tweets mais atuais, assim como a agenda do Santo Padre para a semana seguinte. A Liturgia da Palavra terá igualmente um espaço próprio. Em todos os números serão relatados testemunhos de peregrinos na Praça de S. Pedro, em Roma, haverá um espaço dedicado correio dos leitores, bem como uma secção que versa sobre os Santos de cada dia. Todas as revistas fecharão com a história de um milagre reconhecido pelo Vaticano.

“Il Mio Papa” é uma revista criada em 2014 em Itália pelo Mondadori, um dos principais grupos editoriais daquele país. É a Mondadori que detém os direitos da revista e que gere com o Vaticano a cedência de toda a informação oficial e das fotos para as suas edições. Em Portugal, “O Meu Papa” será editado pela Goody, uma das maiores editoras especializadas nacionais, editando revistas de conceção própria ou localizando publicações das mais conceituadas editoras mundiais em áreas tão diversificadas como Tecnologia, Saúde, Desenvolvimento Pessoal, Ciência ou História.

Comments are closed.