“Paz social” atrai 300 milhões de investimento turco para Portugal

Turismo, habitação e estaleiros navais: são estes os três principais setores em que empresários turcos estão a investir em Portugal em 2017. A nova Associação Portuguesa de Cooperação com a Turquia – a “The Trade Connection” – está a mediar os negócios e vai apresentá-los numa conferência esta segunda-feira, em Lisboa. O embaixador da Turquia será o principal orador.

A nova Associação Portuguesa de Cooperação com a Turquia – The Trade Connection Portuguese Turkish Network – irá apresentar na próxima segunda-feira, 10 de abril, os cerca de 300 milhões de euros de investimento direto turco em Portugal que será concretizado até ao final de 2017 através da sua mediação. Muito concentrado nos setores do turismo de luxo, da habitação e na reparação naval, os novos investimentos seguem-se à aquisição de vários terminais portuários por capitais turcos e representam o crescente interesse por Portugal de grupos empresariais daquele país.

“Estamos a trabalhar com investidores de longo prazo que encontram em Portugal um ativo que os turcos atualmente valorizam muito: a paz social”, afirma João Pestana Dias, CEO da The Trade Connection – a forma como a nova associação quer ser conhecida. A apresentação dos investimentos será feita num almoço-conferência no Corinthia Hotel Lisbon, a partir das 12:30, o qual será presidido pelo embaixador da Turquia em Portugal, Hasan Gögüs. “A conferência servirá também para apresentar o enorme potencial da Turquia e o interesse económico que representa para Portugal, quer como fonte de investimento, quer como cliente de produtos e serviços portugueses que vão da indústria até à arquitetura, a arte e a moda”, afirma João Pestana Dias.

Dois dos principais investimentos a anunciar são um hotel em Lisboa em que cada quarto terá na sua decoração obras de arte avaliadas, em média, em 100 mil euros – e a entrada no capital de um estaleiro em Portugal para a reparação de barcos de luxo. Também os negócios imobiliários têm acelerado, com a compra de ativos sobretudo na região da Grande Lisboa. “Só em janeiro e fevereiro de 2017 foram passados mais vistos Gold a turcos do que em todo o ano de 2016”, afirma João Pestana Dias.

Na conferência estarão empresários, agentes culturais e económicos e várias personalidades portuguesas e turcas, uma antevisão da comitiva de empresas portuguesas que em setembro irá visitar a Turquia. “Quanto às visitas de investidores turcos a Portugal, estão a fazer-se a um ritmo crescente, com a mediação de negócios pela The Trade Connection e, em alguns casos, o apoio da Embaixada da Turquia”, afirma João Pestana Dias.

O embaixador Hasan Gögüs será o principal orador e irá falar sobre “Portugal e Turquia como parceiros globais  estratégicos”. A Turquia é hoje a 17ª maior economia mundial e a sexta a nível europeu. “Entre 2002 e 2015, o país registou um crescimento médio de 4,7 por cento e, segundo a OCDE, espera-se que venha a ser uma das economias a crescer a um ritmo mais

rápido até 2017”, afirma o embaixador Hasan Gögüs. “A Turquia é uma economia emergente que tem vindo a posicionar-se como um forte protagonista na economia global”, sublinha.

O conferência irá descrever a forma como, paralelamente aos contactos diplomáticos entre os dois países, “os empresários de ambas as nacionalidades têm estabelecido pontes entre si que reforçam as relações bilaterais entre estes dois países”, afirma João Pestana Dias. “Portugal e a Turquia têm em comum uma posição geoestratégica muito valiosa no contexto global que será de grande importância num futuro próximo”, acrescenta.

Durante o período da crise financeira que afetou o mundo desde 2008, a Turquia mostrou também a sua capacidade de resiliência. “Apesar do tumulto político e económico a nível mundial, as nossas exportações rondaram, em 2016, os 134 mil milhões de euros (143 mil milhões de dólares) e as importações chegaram quase aos 186 mil milhões de euros (198 mil milhões de dólares)”, destaca o embaixador Hasan Gögüs.

Com um enorme potencial de captação de investimento direto, a Turquia atraiu cerca de 160 mil milhões de euros (170 mil milhões de dólares) de investimento estrangeiro desde 2002. “Somos o país mais apelativo em termos de investimento a ocidente da Ásia”, garante o embaixador.

A Turquia tem uma população de 80 milhões de habitantes, metade dos quais com menos de 30 anos.

Comments are closed.