Carlos Moreira quer formação em gestão, prescrição electrónica e email da Ordem

Tem como slogan “Ordem Forte – Ao Serviço dos Médicos e dos Cidadãos”  e como candidato a presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos o internista e professor Carlos Moreira. Esta lista quer colocar a Ordem no século XXI, facultando aos médicos instrumentos digitais avançados e formação em áreas como a gestão e os processos de qualidade. O ex-bastonário Germano de Sousa, o cirurgião Bicha Castelo ou o cardiologista Vítor Gil encabeçam as listas para os restantes órgãos.

A lista candidata ao Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos encabeçada pelo Prof. Carlos Moreira quer disponibilizar aos médicos da sua área geográfica (que incluiu Açores e Madeira) formação em áreas como a gestão, liderança, motivação de equipas ou processos de qualidade. Este é um dos principais pontos do Programa que a lista irá apresentar no próximo dia 9, pelas 11:00, em Lisboa, na sede nacional da Ordem dos Médicos, tendo como horizonte as eleições de janeiro de 2017.

“É essencial para a qualidade da saúde em Portugal que os médicos liderem, não só as equipas multidisciplinares que tratam os doentes, mas todas as instituições de saúde”, afirma Carlos Moreira, candidato à presidência do Conselho Regional do Sul. “Terão sempre que ser escolhidos os melhores para cada cargo, mas mesmo esses, por vezes, não dispõem de formação suficiente em áreas não clínicas como são a gestão ou a liderança de processos de qualidade. É essa lacuna que esta lista quer colmatar”, conclui.

A lista tem como slogan “Ordem Forte – Ao Serviço dos Médicos e dos Cidadãos” e é constituída por muitos médicos como grande exposição pública, como é o caso do seu mandatário, o oncologista Manuel Abecasis.

Carlos Moreira, o candidato a presidente do Conselho Regional do Sul é professor de Medicina Interna na Faculdade de Medicina de Lisboa, trabalhando no Hospital de Santa Maria. Sucedeu a Álvaro Beleza como presidente do Conselho Nacional de Auditoria e Qualidade da Ordem dos Médicos, tendo ambos sido nomeados pelo atual bastonário, José Manuel Silva. Preside também à Comissão Científica de Boas Práticas Clínicas, uma estrutura paritária da Ordem dos Médicos e da Direção-Geral de Saúde (DGS). Nestes cargos que exerce atualmente é um elemento central na aplicação, atualização e avaliação das Normas de Orientação Clínica (NOC) que estão em vigor em Portugal.

Na lista para o Conselho Regional Sul, ao lado de Carlos Moreira estão médicos como Dora Vaz (saúde pública) , Fátima Araújo (anestesista), José Luís Gomes (medicina geral e familiar) ou José Morais Antas (cirurgião plástico e professor de operações e inovação). O primeiro nome desta lista para o Conselho Geral é o ex-bastonário Germano de Sousa, sendo o Conselho Disciplinar encabeçado pelo cirurgião e professor Bicha Castelo. O candidato a presidente da Assembleia Geral é o cardiologista e professor Vítor Gil e a presidente do Conselho Fiscal é  a patologista clínica Esmeraldina Júnior.

Quando apresentar o programa no dia 9, Carlos Moreira irá anunciar a forma como, se ganhar as eleições, o Conselho Regional irá modernizar a sua presença na Web para melhorar a acessibilidade a todos conteúdos a que está legal e estatutariamente obrigado. “Connosco, a Secção Regional do Sul irá disponibilizar a todos os médicos da sua região novos instrumentos digitais: uma aplicação de prescrição eletrónica e um e-mail individual da Ordem dos Médicos. Estes instrumentos irão ajudá-los a melhorar o seu exercício profissional e promover a intercomunicação com os colegas e os órgãos da Ordem”, afirma Carlos Moreira.

Serão disponibilizados gratuitamente a todos os médicos uma aplicação de prescrição electrónica disponibilizada via web, à semelhança do que a Ordem faz atualmente com o seguro de responsabilidade médica. O código dessa aplicação – que será desenvolvido, adaptado, ou meramente configurado no cumprimento estrito da legislação em vigor em colaboração com a Academia e com a Comissão Nacional de Proteção de Dados Pessoais – será instalado, mantido, atualizado e servido a partir de equipamentos pertencentes ao Conselho e residentes nas instalações da Ordem.

O Conselho Regional do Sul  disponibilizará também gratuitamente a  todos os médicos da sua região um endereço de email individual (p.ex. jose.silva@ordemdosmédicos.pt) que o identifique clara e inequivocamente como médico na sua relação com os colegas e com a  comunidade. Este serviço de email permitirá enviar e receber correio eletrónico seguro, automaticamente encriptado e assinado eletronicamente, sem  recurso a entidades terceiras.

Comments are closed.