Mais de um milhão de empregos disponíveis na Alemanha

No 3.º trimestre de 2017 estão a faltar 1,1 milhão de profissionais qualificados aos empregadores alemães[i] – o maior número registado até à data. A economia está em constante crescimento e existe uma contínua falta de novos talentos para satisfazer a elevada procura de mão-de-obra. As empresas alemãs procuram com urgência talentos de todo o mundo. Se já pensou em viver e trabalhar na Alemanha, chegou o momento de planear dar esse passo. Que qualificações são procuradas?

Além das vagas para licenciados, muitas das profissões procuradas não exigem qualquer curso. Na Lista de Profissões Regulamentadas[ii] da Agência Federal do Trabalho, existem mais de 110 profissões onde prevalece uma notória falta de trabalhadores. Aqui, as oportunidades para trabalhadores internacionais são particularmente elevadas.

Especialmente procurados: Engenheiros, Técnicos, Operários, Especialistas de TI e Profissionais de Saúde

As empresas alemãs procuram Engenheiros e Técnicos de todas as especialidades. Devido à crescente digitalização existe uma escassez de programadores de software. No setor da saúde, há falta de médicos, de enfermeiros, de profissionais de apoio domiciliário a idosos, bem como de fisioterapeutas e farmacêuticos. No setor operário, são necessários canalizadores, técnicos de aquecimento, técnicos de climatização e técnicos sanitários. Pedreiros, colocadores de telhados e de coberturas, e vidraceiros são também muito procurados. A lista de qualificações procuradas é longa.

Outro setor bastante afetado na Alemanha foi o da hotelaria e restauração. Os hotéis e restaurantes registam uma grande necessidade de pessoal, com especial incidência nas zonas turísticas e grandes cidades. Por conseguinte, as perspetivas de trabalho nestes locais são também elevadas.

Requisito obrigatório: Conhecimentos de alemão

Para viver e trabalhar na Alemanha, é imprescindível ter conhecimentos básicos da língua alemã. Com cursos de línguas adequados e o apoio da futura entidade patronal, estes conhecimentos podem ser aprofundados na Alemanha, mas sem qualquer conhecimento é difícil encontrar um trabalho.

Encontrar ofertas de emprego na Alemanha

Os interessados têm à disposição um grande número de ofertas de trabalho em vários portais de emprego online, como por exemplo o StepStone ou Monster. O candidato envia a sua documentação diretamente para as empresas contratantes ou preenche os formulários de candidatura online da respetiva empresa, para se candidatar a uma possível vaga.

Seja descoberto como um talento

Inversamente, www.employland.de  funciona como uma plataforma de mediação. Aqui, os profissionais de todo o mundo criam o seu perfil pessoal e podem ver no imediato se a profissão que desejam exercer na Alemanha é regulamentada e requer reconhecimento. Os empregadores alemães procuram na plataforma novos colaboradores e, por assim dizer, candidatam-se aos profissionais. Além da mediação, a Employland trata das formalidades legais como, por exemplo, a obtenção do reconhecimento da qualificação.

Todas as variantes aqui mencionadas não representam quaisquer custos para os candidatos. As empresas pagam ao portal de emprego pelo anúncio da vaga e à employland.de por cada mediação bem-sucedida.

Independentemente do caminho escolhido pelos interessados, as oportunidades de conseguir um emprego na Alemanha nunca foram tão altas.

Comments are closed.