Diário de Bordo

Hoje tomamos conhecimento que a APB, liderada por Faria de Oliveira, definiu como desafio a recuperação da sua reputação e credibilidade. O Público apresenta os resultados de algumas instituições bancárias, entre as quais, o BBVA. Para descontrair, é amanhã que Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda levam Bossa Negra ao Teatro Tivoli BBVA. Na nossa sala de espetáculos continua em exibição a peça “50 Sombras – Comédia Musical”, encenado por António Pires, refere o Correio da Manhã, a Sábado Online, e o Público.
No que respeita à concorrência, o Expresso avança que o BCP está otimista face ao cenário de união com o BPI e o Santander Totta revelou que tem uma equipa de 40 pessoas a analisar o Novo Banco. Já o ponto final na Comissão Parlamentar de Inquérito à derrocada do BES e do GES ficou marcado com trocas de elogios entre as bancadas, indica o Diário de Notícias. O tema é ainda abordado em artigos de opinião no Jornal de Notícias, no Expresso e no Correio da Manhã. De acordo com o Expresso, o Novo Banco atingiu uma quota de 38% na linha PME Crescimento 2015, lançada no início de abril e que no total tem 300 milhões de euros para apoio às empresas. De acordo com o Diário Económico, o BESI está disponível para fazer aquisições e está já a analisar oportunidades em várias áreas e mercados. O Correio da Manhã refere que o BdP enviou para a Procuradoria-Geral da República a auditoria forense feita ao BESA, na qual foram apurados indícios de gestão ruinosa durante o período em que o banco foi liderado por Álvaro Sobrinho.
Já o Expresso refere que 200 milhões de euros é o montante do aumento de capital do Montepio anunciado esta semana. Segundo o Negócios o grupo de investidores que está a negociar a compra da posição do Estado no Banif não poderá fazer este negócio diretamente com o Tesouro. Isto porque o acordo de apoio público celebrado com o banco prevê que, até 2017, as ações especiais detidas pelo Estado apenas possam ser adquiridas pelo próprio Banif ou pelos acionistas que tinham títulos da instituição no momento em que este recebeu ajuda estatal. Ainda no Banif, de acordo com o Jornal de Notícias, há já seis interessados na compra da participação de cerca de 48% que o banco detêm no capital da Açoreana Seguros.
Fernando Ulrich defendeu, na sexta-feira, que a consolidação na Banca portuguesa só depende “dos donos das ações”, noticia o Negócios. Vítor Bento está de regresso à SIBS mas acima de tudo à vida pública e política. Em entrevista ao Expresso, critica algumas das medidas de Mário Centeno mas não deixa de elogiar o propósito do documento apresentado pelo PS. De acordo com o Expresso, a injeção de liquidez por parte do BCE nos bancos comerciais por via da aquisição maciça de dívida pública bem como a contínua descida das taxas de juro de referência (Euribor, entre outras) começam já a fazer os seus efeitos. Segundo o Negócios, num universo com mais de 3.300 fundos de investimento, construir urna carteira diversificada por ativos e geografias pode tornar-se numa dor de cabeça. Mas através dos fundos mistos que investem a nível global é possível evitá-la. O Correio da Manhã refere que o primeiro megaprocesso da AdC, que investiga suspeitas de cartelização na Banca e que envolveu buscas a 15 instituições financeiras em 2013, está em banho-maria.
Segundo o Jornal de Notícias, o individuo apontado como líder de uma rede de fraude no setor retalhista têxtil que terá lesado o Estado em dezenas de milhões de euros controlava mais de 100 contas bancárias.

O presidente da APB Faria de Oliveira diz que a economia precisa de investimento estrangeiro como de “pão para a boca”, escreve o Correio da Manhã.

Também segundo o Correio da Manhã, os esquemas piramidais fizeram disparar o número de queixas à DECO. Pedro Passos Coelho defendeu o reforço da UE e da Zona Euro e anunciou que vai propor, no Conselho Europeu de junho, a criação de um Fundo Monetário Europeu, que seja o braço armado da Zona Euro para financiar os países em caso de crises, indica o Jornal de Notícias. Vários economistas de renome avisam que as políticas seguidas na Zona Euro são erradas e podem comprometer a retoma e degradar ainda mais a confiança dos povos nos políticos e nas instituições, referem o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias.
Para iniciarmos a semana, ficamos com uma frase de Henry Ward Beecher: “Não é a saída do porto mas a chegada que determina o sucesso de uma viagem.”
Até amanhã!

Comments are closed.